A Proposta Pedagógica da Creche
Escola Tia Maura leva em conta a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional –
LDB 9394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente,
o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Entendemos que a escola tem como função mediar o processo de
formação do cidadão, possibilitando ao educando reflexões e ações sobre o mundo
que o cerca , tornando-o capaz de agir com ética e criticidade na sociedade.
Acreditamos que o aluno
aprende a partir das relações estabelecidas entre o conhecimento prévio e o
objeto de conhecimento, partindo de vivências significativas e reflexões
sistematizadas, através de intervenção do mediador.
Sendo assim, os
conteúdos escolares devem abranger conhecimentos relevantes da realidade, numa
constante interação entre conhecimentos prévios e científicos. Estes
conhecimentos devem ter a função social e servir de instrumentos para uma melhor
compreensão da realidade.
Essa maneira de entender, pensar
e fazer dentro da escola vai de encontro à tendência progressista pedagógica
que aborda os conteúdos críticos e socialmente, buscando a perspectiva de elevação
cultural dos educandos, a partir da articulação entre o mundo cotidiano e a
cultura elaborada, elevando-os a um novo patamar de compreensão pela
apropriação ativa dos conhecimentos elaborados pelo pensamento crítico.
Portanto, a metodologia da
Creche Escola Tia Maura está baseada numa proposta sócio construtivista onde se
valoriza:
O pensar competente.
A capacidade de investigar, pesquisar,
descobrir e avaliar desenvolvendo competências que possibilitem a compreensão e
interação consciente e competente da realidade.
A autonomia na busca e elaboração de novos
conhecimentos.
O
Currículo escolar valorizará:
*Conhecimentos
prévios dos alunos;
*
Estudos do meio;
*
Trabalhos em grupo;
*Visitas
às exposições, mostras culturais e eventos;
As Práticas de avaliação serão primordialmente
observacionais, com ênfase na avaliação qualitativa sobre a quantitativa, independentemente
do critério de atribuição de notas ou conceitos.
Os
professores avaliarão os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentos
desenvolvidos.
Portanto,
a Creche Tia Maura se preocupa em desenvolver competências para que os
conteúdos deixem de ser um fim em si mesmo. Os professores serão facilitadores
da aprendizagem e não meros transmissores. As avaliações serão instrumentos
para guiar intervenções pedagógicas e não serem classificatórias e excludentes,
assim os alunos se tornarão participantes ativos na construção de seu
conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário