Proposta Pedagógica




            A Proposta Pedagógica da Creche Escola Tia Maura leva em conta a lei de      Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Entendemos que a escola tem como função mediar o processo de formação do cidadão, possibilitando ao educando reflexões e ações sobre o mundo que o cerca , tornando-o capaz de agir com ética e criticidade na sociedade.
                     Acreditamos que o aluno aprende a partir das relações estabelecidas entre o conhecimento prévio e o objeto de conhecimento, partindo de vivências significativas e reflexões sistematizadas, através de intervenção do mediador.
 Sendo assim, os conteúdos escolares devem abranger conhecimentos relevantes da realidade, numa constante interação entre conhecimentos prévios e científicos. Estes conhecimentos devem ter a função social e servir de instrumentos para uma melhor compreensão da realidade.
                 Essa maneira de entender, pensar e fazer dentro da escola vai de encontro à tendência progressista pedagógica que aborda os conteúdos críticos e socialmente, buscando a perspectiva de elevação cultural dos educandos, a partir da articulação entre o mundo cotidiano e a cultura elaborada, elevando-os a um novo patamar de compreensão pela apropriação ativa dos conhecimentos elaborados pelo pensamento crítico.
                             Portanto, a metodologia da Creche Escola Tia Maura está baseada numa proposta sócio construtivista onde se valoriza:
                     O pensar competente.
                            A capacidade de investigar, pesquisar, descobrir e avaliar desenvolvendo competências que possibilitem a compreensão e interação consciente e competente da realidade.
             A autonomia na busca e elaboração de novos conhecimentos.

                     O Currículo escolar valorizará:
                    *Conhecimentos prévios dos alunos;
                    * Estudos do meio;
                    * Trabalhos em grupo;
                    *Visitas às exposições, mostras culturais e eventos;

                          As Práticas de avaliação serão primordialmente observacionais, com ênfase na avaliação qualitativa sobre a quantitativa, independentemente do critério de atribuição de notas ou conceitos.
                 Os professores avaliarão os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentos desenvolvidos.
                  Portanto, a Creche Tia Maura se preocupa em desenvolver competências para que os conteúdos deixem de ser um fim em si mesmo. Os professores serão facilitadores da aprendizagem e não meros transmissores. As avaliações serão instrumentos para guiar intervenções pedagógicas e não serem classificatórias e excludentes, assim os alunos se tornarão participantes ativos na construção de seu conhecimento.

              

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