junho 29, 2013

Creche Escola Tia Maura







Um breve histórico da nossa instituição

                 A Instituição Grupo Comunitário Creche Escola Tia Maura, situada à Estrada da Canoa, n° 720 no bairro de São Conrado, na cidade do Rio de janeiro foi fundada em 1985 por Maura Costa da Silva, Pedagoga , moradora da Comunidade  Pedra Bonita no bairro de São Conrado.


                Iniciou suas atividades durante as greves da rede pública de ensino nos anos oitenta, com o objetivo de ajudar as crianças do Ensino Fundamental  I para que estas não ficassem com o tempo ocioso . Essas atividades eram ministradas na residência da própria Maura e os alunos tiveram bons resultados na volta as aulas no término das greves.
                 A ideia de fazer uma creche, veio devido a carência de um espaço que atendesse a faixa etária da Educação Infantil (quatro meses a quatro anos) para que os pais pudessem trabalhar fora  e deixar seus filhos em lugar seguro.

      Assim, pensando em atender as necessidades das famílias, Maura deu início aos trabalhos com as crianças da Creche e dando continuidade com o projeto do Estudo Dirigido (crianças da rede pública de ensino)

      Com o passar dos anos, passamos a compreender o processo educacional de forma ampliada, não somente tendo a escola como um espaço para os pais deixarem seus filhos para trabalharem fora, mas sim, como um espaço de troca, conhecimentos, valores e acima de tudo compreendendo a realidade de cada criança, conhecendo as famílias e buscando atendê-las de acordo com as suas necessidades.

      Assim, passamos não mais atender as crianças até a Educação Infantil e sim poder fazer a nossa escola, uma escola que atendesse em horário integral até o quinto ano com foco  numa educação de qualidade.

      Público que atendemos: crianças na faixa etária de zero a dez anos  em horário integral.
     Temos como objetivo oferecer serviços educacionais em função das necessidades e características de desenvolvimento e aprendizagem de crianças, correspondendo a  Creche, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental  I em horário integral, de acordo com a legislação em vigor. 

                       O Grupo Comunitário Creche Escola Tia Maura tem como visão: ministrar bem como inspirar nos princípios de liberdade e nos ideais da solidariedade humana, visando o pleno desenvolvimento da pessoa e o preparo para o exercício  da cidadania, através da compreensão dos direitos e deveres, individuais e coletivo do cidadão.
 




 

         


Um comentário:

  1. gostei muito hen saber mas sobre a creche e por indicaçao gostaria de sabre como faço para matricular minha filha ,ela tem cinco anos...atenciosamente obrigado e aguardo resposta

    ResponderExcluir